quarta-feira, 18 de abril de 2007

Viva a Pintura

A pintura está viva no imaginário do homem. A acreditar no centro cortical, perto do centro de processamento da Visão, a quem alguns neurologistas denominam o "Lobo da Fantasia", reside nesta estrutura neurológica a capacidade de mais ou menos fantasiar. Daí, a diversidade humana de apreciar uma obra de arte.
A pintura desde sempre , pela sua bidimensão, tem tido mais intimidade com o símbolo e o abstracto. Kandinsky, considerado o pai da arte abstracta, já o teorizou no "Espiritual da Arte" e no "Ponto, linha, plano"(1926,editora Albert Langen - Munique).Esta obra faz a análise de dois ementos fundamentais da forma: o ponto, símbolo a partir do qualdecorrem todas as formas, e linha ( justaposição de pontos). O plano , pode ser o original,a superfície material suporte da obra e o construído pela intersecção de linhas.
Julio Pêgo-18/04/2007

2 comentários:

Júlio Pêgo disse...

Curioso associar pintura à psique. É uma interessante abordagem. Parabens.
Psipeg

Anónimo disse...

"Ars nihilni scienta est" (Sem o conhecimento, a arte nada vale)parece ser o lema do blogue Psicopintura.Amar a arte é uma forma de a conhecer, seguindo o paradigma : Quem não ama nada conhece.
Reflectir a pintura actual é necessário.
Mª José