Fernando Direito é um pintor que vive intensamente a pintura. Em Moçambique conviveu com José Júlio e Malangatana. Durante anos foi artista exclusivo da Gal. 111. Com a sua exposição "os Cafés", Fernando Direito partilhou com Júlio Gonçalves um olhar sobre a importância que os cafés tiveram na nossa vida, quer para estudantes quer para convívio, particularmente antes do 25 de Abril. " Cafés - em torno da pintura de Fernando Direito" de Júlio Gonçalves, edição da 111, foi um momento feliz dos dois e para o Manuel de Brito, que viu praticamente todos os quadros de Fernando Direito a serem disputados pelo imenso público. Na memória, um grande acontecimento cultural em Lisboa nesse ano de 1986. Recentemente, de 18 Junho a 12 Julho 2019, expõs na Galeria de Arte do Auto-Club Médico Português em Lisboa.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Falta acrescentar nesse texto que o Fernando Direito pinta Lisboa, da varanda da sua casa, com as cores inegualáveis do Olissipo nas suas variantes das estações do ano e das horas do dia. Esta fase que esteve patente na Valbom há relativamente pouco tempo, mostrou a grande qualidade artística deste autor, numa exuberância de côr e com pormenores estilísticos únicos que o tornam num dos grandes pintores contemporâneos.
Obrigado, Ana, pelo comentário. De facto, Fernando Direito é um dos grandes pintores a quem presto homenagem. Seria interessante aproveitar este espaço para divulgar imagens das suas obras mais recentes!Pode colaborar?
Julio Pêgo
bem desarrincado!
homenageia condignamente o Pintor mas também Manuel Brito e a 111, em boa hora!!
forte abraço!!!
Enviar um comentário